SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 issue2The process of de-proletarianization of basic education teachers author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Portuguesa de Educação

Print version ISSN 0871-9187

Abstract

NASCIMENTO, Maria das Graças; ALMEIDA, Patrícia Cristina Albieri  and  PASSOS, Laurizete Ferragut. Formação docente e sua relação com a escola. Rev. Port. de Educação [online]. 2016, vol.29, n.2, pp.9-34. ISSN 0871-9187.  https://doi.org/10.21814/rpe.8713.

O presente artigo traz reflexões suscitadas pela análise dos dados referentes ao desenvolvimento do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), no âmbito do curso de Pedagogia de uma universidade pública localizada no Estado do Rio de Janeiro (Brasil). Procura-se identificar as contribuições desse programa para a constituição de um modelo formativo de desenvolvimento profissional centrado na escola, a partir do olhar dos estudantes e dos profissionais nele envolvidos. É dado destaque às práticas e aos modelos formativos que favorecem a aproximação entre universidade e escola, bem como à construção de conhecimentos profissionais sobre a docência.

Keywords : Modelos formativos; Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência; Desenvolvimento profissional.

        · abstract in English | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License