SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número2El proceso de (des)proletarización del profesor en la educación básica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista Portuguesa de Educação

versión impresa ISSN 0871-9187

Resumen

NASCIMENTO, Maria das Graças; ALMEIDA, Patrícia Cristina Albieri  y  PASSOS, Laurizete Ferragut. Formação docente e sua relação com a escola. Rev. Port. de Educação [online]. 2016, vol.29, n.2, pp.9-34. ISSN 0871-9187.  https://doi.org/10.21814/rpe.8713.

O presente artigo traz reflexões suscitadas pela análise dos dados referentes ao desenvolvimento do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), no âmbito do curso de Pedagogia de uma universidade pública localizada no Estado do Rio de Janeiro (Brasil). Procura-se identificar as contribuições desse programa para a constituição de um modelo formativo de desenvolvimento profissional centrado na escola, a partir do olhar dos estudantes e dos profissionais nele envolvidos. É dado destaque às práticas e aos modelos formativos que favorecem a aproximação entre universidade e escola, bem como à construção de conhecimentos profissionais sobre a docência.

Palabras clave : Modelos formativos; Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência; Desenvolvimento profissional.

        · resumen en Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons