Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Indicadores
- Citado por SciELO
- Accesos
Links relacionados
- Similares en SciELO
Compartir
Revista Portuguesa de Educação
versión impresa ISSN 0871-9187
Resumen
NASCIMENTO, Maria das Graças; ALMEIDA, Patrícia Cristina Albieri y PASSOS, Laurizete Ferragut. Formação docente e sua relação com a escola. Rev. Port. de Educação [online]. 2016, vol.29, n.2, pp.9-34. ISSN 0871-9187. https://doi.org/10.21814/rpe.8713.
O presente artigo traz reflexões suscitadas pela análise dos dados referentes ao desenvolvimento do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), no âmbito do curso de Pedagogia de uma universidade pública localizada no Estado do Rio de Janeiro (Brasil). Procura-se identificar as contribuições desse programa para a constituição de um modelo formativo de desenvolvimento profissional centrado na escola, a partir do olhar dos estudantes e dos profissionais nele envolvidos. É dado destaque às práticas e aos modelos formativos que favorecem a aproximação entre universidade e escola, bem como à construção de conhecimentos profissionais sobre a docência.
Palabras clave : Modelos formativos; Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência; Desenvolvimento profissional.