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Revista Portuguesa de Educação

versão impressa ISSN 0871-9187

Resumo

PINTO, Mariana Oliveira  e  PEREIRA, Luísa Álvares. Escrever para aprender no ensino básico: Das conceções dos professores... às práticas dos alunos. Rev. Port. de Educação [online]. 2016, vol.29, n.2, pp.109-136. ISSN 0871-9187.  https://doi.org/10.21814/rpe.7936.

Este artigo assenta na problemática da escrita como objeto de construção de conhecimentos e acentua a importância de os professores fazerem uma mediação da aprendizagem desta vertente da escrita. O objetivo deste texto é apresentar alguns resultados de um estudo no qual se analisam, num primeiro momento, as conceções e práticas de professores dos três ciclos do ensino básico e, posteriormente, as atividades de seleção de informação e escrita de uma exposição dos alunos de uma turma do 4º ano de escolaridade. Os resultados evidenciam ausência de critérios específicos de avaliação e utilização de instruções de escrita pouco orientadoras da produção de um determinado (género de) texto por parte dos alunos. Por sua vez, estes revelaram dificuldades quer na seleção de informação, quer na produção do género pedido, já que o texto final apresenta uma colagem de partes de textos lidos, sem qualquer configuração textual regida pelo género.

Palavras-chave : Escrever para aprender; Exposição escrita; Ensino básico; Géneros textuais.

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