SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número2Escribir para aprender en la educación básica: Desde las concepciones de los profesores... hasta las prácticas de los alumnosElaboración de un instrumento para la identificación de una orientación constructivista en la enseñanza de ciencias índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista Portuguesa de Educação

versión impresa ISSN 0871-9187

Resumen

MORAIS, Maria de Fátima  y  ALMEIDA, Leandro S.. Perceções sobre criatividade: Estudo com estudantes do Ensino Superior. Rev. Port. de Educação [online]. 2016, vol.29, n.2, pp.141-162. ISSN 0871-9187.  https://doi.org/10.21814/rpe.7385.

No mundo atual, a universidade tem um papel crucial na formação de cidadãos capazes de inovar. A criatividade surge, assim, como um conceito a valorizar no ensino superior, mas tal valorização implica alterações no quotidiano educativo. Uma fonte de informação relevante para a rentabilizações das competências criativas nos alunos universitários é auscultar o que estes pensam sobre elas. Neste sentido, a partir do questionário “Universidade e Competências Criativas”, foram analisadas perceções de 582 estudantes de uma universidade portuguesa acerca da conceituação e da valorização de criatividade no contexto académico. As percepções foram analisadas em função da área curricular de formação e do género, encontrando-se diferenças estatisticamente significativas para ambas as variáveis. Os resultados permitem reflexões no sentido de aprofundamentos futuros deste estudo, assim como apontam direções para cuidados e reforços a ter nas práticas educativas neste nível de ensino.

Palabras clave : Criatividade; Ensino Superior; Estudantes universitários; Perceções.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons