SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número2Percepciones acerca de creatividad: Estudio con alumnado universitarioLa percepción de los asesores de formación permanente de TIC sobre la formación del profesorado índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista Portuguesa de Educação

versión impresa ISSN 0871-9187

Resumen

CARMO, José Manuel do. Desenvolvimento de um instrumento para a identificação de uma orientação construtivista no ensino de ciências. Rev. Port. de Educação [online]. 2016, vol.29, n.2, pp.163-184. ISSN 0871-9187.  https://doi.org/10.21814/rpe.6705.

Embora o construtivismo possa ser considerado o paradigma dominante na educação em ciência, há, no entanto, uma deficiência quanto à disponibilidade de instrumentos para caracterizar a sua presença, tanto em pequenos grupos de professores num curso de formação contínua, como em larga escala para apreciar a orientação metodológica do ensino numa região ou país. Pela identificação de um conjunto de acontecimentos presentes no ensino comuns a diferentes orientações metodológicas, foi desenvolvido um instrumento para a explicitação pelos professores dos acontecimentos que integram uma sequência de ensino. Este instrumento permite a um formador, no início de um curso de formação, inicial ou contínua, uma apreciação expedita da metodologia praticada por um professor, possibilitando organizar a formação a partir do debate e reflexão sobre as conceções metodológicas dos participantes numa perspetiva construtivista da formação.

Palabras clave : Ensino construtivista; Ensino de ciências; Estratégias de ensino; Perfil metodológico.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons