SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 issue2Development of an instrument for identification of a constructivist orientation in science teachingProfessional development of Mathematics teachers: An ICT training experience author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Portuguesa de Educação

Print version ISSN 0871-9187

Abstract

GONZALEZ, Ricardo Luengo; NAVARRO, Antonio Paniagua; CARVALHO, José Luis Torres  and  GARCIA, Luis M. Casas. A perceção dos assessores de formação contínua em TIC sobre a formação de professores. Rev. Port. de Educação [online]. 2016, vol.29, n.2, pp.185-208. ISSN 0871-9187.  https://doi.org/10.21814/rpe.8932.

Na prática docente, a inovação faz parte da essência dos atuais modelos de formação de professores. A atualização permanente da prática docente pretende melhorar os processos de ensino e aprendizagem e avançar no sentido do sucesso escolar, formando pessoas autónomas e capazes de exercer uma cidadania responsável. Neste contexto, pretendemos conhecer a opinião dos gestores da formação contínua de professores sobre as mudanças que se estão a produzir nas diferentes modalidades formativas e em que medida favorecem a consecução dos objetivos do sistema educativo. Este artigo resume o processo desenvolvido para conhecer a postura de um grupo de assessores sobre uma determinada tendência formativa. Para o conseguir, foi utilizada uma aproximação metodológica de natureza qualitativa. Como conclusão principal, destacamos que os assessores encontram uma grande utilidade nesta modalidade formativa e consideram que é importante prosseguir com a sua implementação.

Keywords : Metodologia qualitativa; Formação contínua de professores; Inovação; TIC.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License