SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 issue2The perception of ICT training advisors about teacher trainingThe rural school in the Portuguese academic production: Notes on the (in)visibility of an object of study author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Portuguesa de Educação

Print version ISSN 0871-9187

Abstract

SAMPAIO, Patrícia Alexandra da Silva Ribeiro. Desenvolvimento profissional dos professores de Matemática: Uma experiência de formação em TIC. Rev. Port. de Educação [online]. 2016, vol.29, n.2, pp.209-232. ISSN 0871-9187.  https://doi.org/10.21814/rpe.2987.

A integração das TIC é uma prática que deverá ser tão natural ao professor como preparar aulas. No caso da Matemática, esta inclusão surge implícita nos programas oficiais, mas nem todos os docentes se sentem capazes. Neste texto apresenta-se uma experiência de formação sobre a utilização dos quadros interativos em contexto de sala de aula com 20 professores de Matemática, segundo o referencial TPACK da Matemática, que considera não só competências tecnológicas, como pedagógicas, de conteúdo, contextuais e todas as relações que se estabelecem. Pretendeu-se investigar se, e de que forma, a formação construída neste âmbito teria um impacto positivo na prática docente tendo-se, para o efeito, aplicado um questionário on-line aos professores, no fim da formação, após nove meses e passados três anos. Constatou-se uma mudança nas suas práticas letivas, mais próximas de um professor do século XXI, promovendo assim o desenvolvimento profissional dos professores de Matemática.

Keywords : Desenvolvimento profissional; TPACK da Matemática; Tecnologia educativa; Quadros interactivos.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License