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Revista Portuguesa de Educação

versión impresa ISSN 0871-9187

Resumen

CRUZ, Renilton. A escola rural na produção acadêmica portuguesa: Apontamentos sobre a (in)visibilidade de um objeto de estudo. Rev. Port. de Educação [online]. 2016, vol.29, n.2, pp.233-253. ISSN 0871-9187.  https://doi.org/10.21814/rpe.9518.

O artigo discute a invisibilidade da escola rural na universidade portuguesa. Embora exista produção científica centrada no rural e suas relações socioculturais, onde se foca, direta ou indiretamente, a escola, desde os anos de 1980, com Pinto (1985), passando por Stoer e Araújo (1992) e Canário (1995), até chegar ao final dos anos de 1990, com Sarmento, Sousa, e Ferreira (1998), a produção acadêmica disposta a problematizar a escola rural não ocorreu à altura da importância social, cultural e econômica daquele espaço. A pesquisa ocorre através de um estudo bibliográfico em dez revistas científicas direcionadas à educação, e do levantamento das teses e dissertações produzidas nas principais universidades portuguesas. Os dados sugerem uma crescente invisibilidade da escola rural na produção acadêmica e nas publicações especializadas em educação em Portugal, bem como a inexistência de força social atrelada aos interesses dos sujeitos do meio rural capaz de voltar a universidade à escola rural.

Palabras clave : Escola rural; Invisibilidade; Produção acadêmica.

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