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Revista Portuguesa de Educação

versão impressa ISSN 0871-9187

Resumo

LUCAS, Juan Carlos Solano  e  BALIBREA, Lola Frutos. A crise de oportunidades para os jovens com baixo nível de escolaridade em Espanha (2005-2014). Rev. Port. de Educação [online]. 2016, vol.29, n.2, pp.287-327. ISSN 0871-9187.  https://doi.org/10.21814/rpe.7911.

A estrutura educacional da população jovem em Espanha é única em comparação com outros países vizinhos. Caracteriza-se pela polarização do nível de educação dos seus jovens. A Espanha é o único país da OCDE com altas taxas tanto de jovens com educação superior, como de jovens com baixo nível de escolaridade. Questionamo-nos sobre as condições de educação e de trabalho deste grupo de jovens sem escolaridade obrigatória completa que foram duramente atingidos pela crise económica. Precariedade, temporalidade, contratos de formação, contratos a tempo parcial são uma constante no mercado de trabalho espanhol para estes jovens, e estão a tornar-se uma norma informal do acesso ao emprego e a prolongar a precariedade do mesmo; em parte, como resultado de mudanças nas políticas de educação que limitam as suas oportunidades para avanço ou melhoria. A intenção é conhecer, através dos dados do Inquérito ao Emprego, a situação social e laboral dos jovens com poucos estudos em um período muito turbulento: entre o fim do boom económico e a crise económica em Espanha. E interrogamo-nos em que medida as conjunturas socioeconómicas têm acabado com a igualdade de oportunidades, promovendo a construção de uma sociedade dualizada do ponto de vista educacional e do trabalho.

Palavras-chave : Jovens com baixo nível de escolaridade; Desigualdade de oportunidades; Mercado de trabalho.

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