SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 issue2School trajectories and meanings ascribed to the school between tradition and modernity: Azorean youth profiles author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Portuguesa de Educação

Print version ISSN 0871-9187

Abstract

CAMPOS, Joana. Profissionalização dos professores: (Re)posicionamento nas classificações das profissões. Rev. Port. de Educação [online]. 2016, vol.29, n.2, pp.391-417. ISSN 0871-9187.  https://doi.org/10.21814/rpe.10109.

A educação e formação das populações ocupam nas sociedades contemporâneas uma posição de destaque. A decisão política não dispensa, na atualidade, a medição dos resultados educacionais (Schleicher, 2012). Há, consequentemente, um aumento da exigência relativamente ao desempenho profissional dos professores (Lanthaume, 2006; Schleicher, 2012). O texto que se apresenta inscreve-se numa pesquisa mais alargada sobre professores no sistema educativo português. No processo analítico desenvolvido procurou-se contribuir para o aprofundamento do conhecimento sobre o processo de profissionalização dos professores em Portugal. A análise do grupo profissional dos professores, no quadro do seu processo de profissionalização, ocupou-se centralmente do questionamento em torno da diferenciação e homogeneização interna do grupo profissional, centrando-se analiticamente no (re)posicionamento dos professores nas classificações das profissões. Metodologicamente identificaram-se como fontes fundamentais as classificações das profissões nacionais e internacionais.

Keywords : Professores; Profissionalização; Classificações das profissões.

        · abstract in English | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License