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Revista Portuguesa de Educação

versão impressa ISSN 0871-9187

Resumo

COELHO, Ana Maria Simões  e  DINIZ-PEREIRA, Júlio Emílio. Olhar o magistério "no próprio espelho": O conceito de profissionalidade e as possibilidades de se repensar o sentido da profissão docente. Rev. Port. de Educação [online]. 2017, vol.30, n.1, pp.7-34. ISSN 0871-9187.  https://doi.org/10.21814/rpe.10724.

Em seu livro Ofício de Mestre - Imagens e auto-imagens, o Professor Emérito da Universidade Federal de Minas Gerais, no Brasil, Miguel Arroyo, levanta as seguintes questões sobre o magistério: "Como a categoria pensa em si mesma? No espelho dos outros ou no próprio espelho?". Ao deixar se encantar pela "ilusão da profissionalização" - e a fortíssima influência que a vertente funcionalista exerce sobre esse conceito -, o magistério parece insistir em olhar para si mesmo "no espelho dos outros". Neste artigo, por meio da discussão dos conceitos de profissionalização, profissionalismo e profissionalidade e de uma revisão das principais vertentes da sociologia das profissões, discutimos as seguintes perguntas sobre esse tema: o que significa considerar que o magistério constitua, de fato, uma profissão? Quais as implicações de nos referirmos aos conceitos de profissionalização, profissionalismo e profissionalidade na descrição da atuação e das expectativas colocadas para o professor como profissional? Quais as possibilidades de se repensar o sentido do magistério a partir do conceito de profissionalidade? Ao final, defendemos a utilização do conceito de profissionalidade para se discutir a especificidade da profissão docente - ou seja, fazê-la olhar "no próprio espelho" - e que este abre novas possibilidades para se repensar o sentido do magistério.

Palavras-chave : Profissão docente; Profissionalidade; Sociologia das profissões; Brasil.

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