SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 issue1Ethnographic perspective as a proposal for a teaching methodology of sociologyConsiderations about an experience of children participation in urban areas in Brazil and their perspective about it author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Portuguesa de Educação

Print version ISSN 0871-9187

Abstract

PROS, Ramon Cladellas; TARRIDA, Antoni Castelló; MUNTADA, Mercè Clariana  and  MARTIN, Mar Badia. Horários laborais dos progenitores e incidência no desempenho académico dos alunos do 1º ciclo do ensino básico: Efeitos diferenciais do género. Rev. Port. de Educação [online]. 2017, vol.30, n.1, pp.135-155. ISSN 0871-9187.  https://doi.org/10.21814/rpe.9512.

São cada vez mais as mulheres que se incorporam no mercado laboral, o que faz com que sejam cada vez mais as famílias em que ambos os progenitores trabalham. Este artigo tem por objetivo comprovar o impacto dos horários laborais dos pais, tratados em conjunto ou em separado, no rendimento académico de alunos do 1º ciclo do ensino básico em Espanha. Para isso, considerou-se uma amostra de 658 alunos (48% meninas e 52% rapazes, com uma média de idades de 8,69 anos). Foi aplicado um questionário aos pais para recolher informação elementar sobre aspectos sociodemográficos e familiares. Os resultados indicam que as melhores classificações, sobretudo nas áreas curriculares que requerem maior esforço cognitivo, se obtêm quando pelo menos um dos dois progenitores segue um horario laboral regular. Estes resultados acentuam-se quanto é a mãe que segue um horário laboral standard e não o pai.

Keywords : Tipo de horário; Horário laboral; Organização familiar; Rendimento académico.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License