SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número1Perspectiva etnográfica como proposta de metodologia de ensino de sociologiaReflexiones sobre una experiencia de participación infantil en Brasil envolviendo los espacios urbanos y la perspectiva de los niños índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista Portuguesa de Educação

versión impresa ISSN 0871-9187

Resumen

PROS, Ramon Cladellas; TARRIDA, Antoni Castelló; MUNTADA, Mercè Clariana  y  MARTIN, Mar Badia. Horários laborais dos progenitores e incidência no desempenho académico dos alunos do 1º ciclo do ensino básico: Efeitos diferenciais do género. Rev. Port. de Educação [online]. 2017, vol.30, n.1, pp.135-155. ISSN 0871-9187.  https://doi.org/10.21814/rpe.9512.

São cada vez mais as mulheres que se incorporam no mercado laboral, o que faz com que sejam cada vez mais as famílias em que ambos os progenitores trabalham. Este artigo tem por objetivo comprovar o impacto dos horários laborais dos pais, tratados em conjunto ou em separado, no rendimento académico de alunos do 1º ciclo do ensino básico em Espanha. Para isso, considerou-se uma amostra de 658 alunos (48% meninas e 52% rapazes, com uma média de idades de 8,69 anos). Foi aplicado um questionário aos pais para recolher informação elementar sobre aspectos sociodemográficos e familiares. Os resultados indicam que as melhores classificações, sobretudo nas áreas curriculares que requerem maior esforço cognitivo, se obtêm quando pelo menos um dos dois progenitores segue um horario laboral regular. Estes resultados acentuam-se quanto é a mãe que segue um horário laboral standard e não o pai.

Palabras clave : Tipo de horário; Horário laboral; Organização familiar; Rendimento académico.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons