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Revista Portuguesa de Educação

versão impressa ISSN 0871-9187

Resumo

PROS, Ramon Cladellas; TARRIDA, Antoni Castelló; MUNTADA, Mercè Clariana  e  MARTIN, Mar Badia. Horários laborais dos progenitores e incidência no desempenho académico dos alunos do 1º ciclo do ensino básico: Efeitos diferenciais do género. Rev. Port. de Educação [online]. 2017, vol.30, n.1, pp.135-155. ISSN 0871-9187.  https://doi.org/10.21814/rpe.9512.

São cada vez mais as mulheres que se incorporam no mercado laboral, o que faz com que sejam cada vez mais as famílias em que ambos os progenitores trabalham. Este artigo tem por objetivo comprovar o impacto dos horários laborais dos pais, tratados em conjunto ou em separado, no rendimento académico de alunos do 1º ciclo do ensino básico em Espanha. Para isso, considerou-se uma amostra de 658 alunos (48% meninas e 52% rapazes, com uma média de idades de 8,69 anos). Foi aplicado um questionário aos pais para recolher informação elementar sobre aspectos sociodemográficos e familiares. Os resultados indicam que as melhores classificações, sobretudo nas áreas curriculares que requerem maior esforço cognitivo, se obtêm quando pelo menos um dos dois progenitores segue um horario laboral regular. Estes resultados acentuam-se quanto é a mãe que segue um horário laboral standard e não o pai.

Palavras-chave : Tipo de horário; Horário laboral; Organização familiar; Rendimento académico.

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