SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 issue2The teaching practicum and the Brazilian program for beginning teaching: Convergences, tensions, and contributionsDifferent competencies in the conversion process from natural to algebraic language author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Portuguesa de Educação

Print version ISSN 0871-9187

Abstract

MIRANDA, Rita de Cassia Fernandes  and  AYOUB, Eliana. Por entre as brechas dos muros da universidade: O circo como componente curricular na formação inicial em Educação Física. Rev. Port. de Educação [online]. 2017, vol.30, n.2, pp.61-83. ISSN 0871-9187.  https://doi.org/10.21814/rpe.8871.

Esta pesquisa descritiva analisa os desdobramentos da implementação curricular do circo como componente curricular na formação inicial em Educação Física em duas instituições de ensino superior do Estado de São Paulo/Brasil. Para tanto, foram realizadas entrevistas narrativas com docentes, gestores e alunos, totalizando 13 participantes. Concebendo o currículo como território de disputas e relações de poder, identificou-se que a intensa participação dos docentes e discentes nas ações de ensino, pesquisa e extensão tem conferido visibilidade ao circo para a produção de novos conhecimentos. Destaca-se também o relevante papel assumido pelos grupos de estudo e pesquisa atuantes nestas instituições, fomentando que muitos alunos egressos, hoje professores, incorporassem esses conhecimentos na escola básica, em projetos sociais, entre outros contextos de atuação profissional, alguns deles compondo, inclusive, grupos com enfoque artístico. Todavia, os exemplos investigados parecem não constituir maioria na realidade nacional, algo que pode vir a ser mapeado por outras investigações.

Keywords : Currículo; Ensino Superior; Educação Física; Circo.

        · abstract in English | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License