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Revista Portuguesa de Educação

versão impressa ISSN 0871-9187

Resumo

CALVO, Carlos Soneira; SALORIO, María José Souto  e  TOBAR, Ana Dorotea Tarrío. Competências diferenciadas no processo de conversão da linguagem natural para a algébrica. Rev. Port. de Educação [online]. 2017, vol.30, n.2, pp.89-110. ISSN 0871-9187.  https://doi.org/10.21814/rpe.10096.

O uso de diferentes registos semióticos e a mudança de um para outro são características da atividade cognitiva na matemática, e as dificuldades associadas a estas mudanças são uma das fontes de mal entendidos e dificuldades na aprendizagem. No caso da mudança de linguagem natural para algébrica intervêm, no mínimo, dois tipos de competências: gerir estruturas sintáticas na linguagem verbal e movimentar mentalmente conceitos matemáticos implícitos nos enunciados. A fim de estudar a incidência de cada uma delas, as dificuldades que apresentam e as inter-relações entre si, elaborámos um questionário, que aplicámos a um grupo de caloiros de Engenharia, e analisamos os resultados por meio de testes de hipóteses, apurando conclusões aplicáveis ao padrão de instrução. Os resultados mostram diferenças estatisticamente significativas em função do chamado carácter congruente ou não da mudança de registo e também da complexidade sintática do enunciado.

Palavras-chave : Linguagem Verbal; Linguagem Algébrica; Conversão; Complexidade Sintática.

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