SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número2Distintas competencias en el proceso de conversión del lenguaje natural al algebraicoLa base de conocimientos y la identidad de los mentores que participan en el Programa de Formación Online para los Mentores de la UFSCar-Brasil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista Portuguesa de Educação

versión impresa ISSN 0871-9187

Resumen

MELO-PFEIFER, Sílvia  y  ARAUJO E SA, Maria Helena. A dimensão afetiva na interação plurilingue: Dinâmicas de negociação de imagens e estereótipos na interação romanófona em chat. Rev. Port. de Educação [online]. 2017, vol.30, n.2, pp.111-131. ISSN 0871-9187.  https://doi.org/10.21814/rpe.11864.

Tendo em conta a relevância da Internet ao nível do contacto intercultural e plurilingue, e definindo-se os espaços de comunicação como lugares de emergência e de negociação de imagens acerca do Outro, analisaremos um corpus constituído por interações plurilingues romanófonas em chat, com vista ao estudo da dinâmica das imagens e estereótipos nessa situação de comunicação. Tentaremos desocultar e analisar barreiras à comunicação intercultural, algumas utopias acerca dela (em particular, o recurso a uma língua franca como solução para os problemas comunicativos) e ainda facilidades propulsoras da interação, como a relação afetiva com as línguas, os locutores e a situação de comunicação. A discussão dos dados permitirá evidenciar como as imagens e os estereótipos cruzados de uns locutores em relação aos outros, às suas línguas e culturas emergem na interação, como estimulam e alimentam a conversação e como desencadeiam momentos "felizes" de comunicação plurilingue.

Palabras clave : Comunicação eletrónica; Intercompreensão; Imagens; Estereótipos.

        · resumen en Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons