SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 issue2The knowledge base and the identity of mentors participating in the Online Mentor Education Program from UFSCar-BrazilUniverses of knowledge. Reflections on narrative research in education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Portuguesa de Educação

Print version ISSN 0871-9187

Abstract

ALVES, Margarida; QUEIROS, Paula  and  BATISTA, Paula. O valor formativo das comunidades de prática na construção da identidade profissional. Rev. Port. de Educação [online]. 2017, vol.30, n.2, pp.159-185. ISSN 0871-9187.  https://doi.org/10.21814/rpe.12275.

A formação de professores tem experienciado alterações substantivas no que diz respeito à sua concetualização e organização. Atendendo ao facto de a aprendizagem ser situada social e culturalmente, este texto de reflexão concetual procurou reequacionar o valor formativo das Comunidades de Prática para a construção da identidade profissional de futuros professores em contexto de estágio, bem como identificar os constrangimentos que pode encerrar. Da reflexão sobreveio o potencial das Comunidades de Prática no processo de construção da identidade profissional dos estagiários, que aqui encontram um espaço de partilha e de reflexão que lhes permite construir e reconstruir conceções, pelo assumir gradual de papéis potencialmente emancipatórios. Já as limitações incorrem das relações estabelecidas no seio das Comunidades de Prática quando estas se estruturam com base numa hierarquia excessiva e unidirecional.

Keywords : Comunidade de Prática; Identidade profissional; Estágio; Estudantes estagiários.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License