SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número2La base de conocimientos y la identidad de los mentores que participan en el Programa de Formación Online para los Mentores de la UFSCar-BrasilUniversos del conocimiento. Reflexiones sobre la investigación narrativa en educación índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista Portuguesa de Educação

versión impresa ISSN 0871-9187

Resumen

ALVES, Margarida; QUEIROS, Paula  y  BATISTA, Paula. O valor formativo das comunidades de prática na construção da identidade profissional. Rev. Port. de Educação [online]. 2017, vol.30, n.2, pp.159-185. ISSN 0871-9187.  https://doi.org/10.21814/rpe.12275.

A formação de professores tem experienciado alterações substantivas no que diz respeito à sua concetualização e organização. Atendendo ao facto de a aprendizagem ser situada social e culturalmente, este texto de reflexão concetual procurou reequacionar o valor formativo das Comunidades de Prática para a construção da identidade profissional de futuros professores em contexto de estágio, bem como identificar os constrangimentos que pode encerrar. Da reflexão sobreveio o potencial das Comunidades de Prática no processo de construção da identidade profissional dos estagiários, que aqui encontram um espaço de partilha e de reflexão que lhes permite construir e reconstruir conceções, pelo assumir gradual de papéis potencialmente emancipatórios. Já as limitações incorrem das relações estabelecidas no seio das Comunidades de Prática quando estas se estruturam com base numa hierarquia excessiva e unidirecional.

Palabras clave : Comunidade de Prática; Identidade profissional; Estágio; Estudantes estagiários.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons