SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número2El valor formativo de las comunidades de práctica en la construcción de la identidad profesionalRepresentaciones de los niños sobre el jugar en la escuela índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista Portuguesa de Educação

versión impresa ISSN 0871-9187

Resumen

VASQUEZ, Gabriela Cruz  y  ARENA, Adriana Pastorello Buim. Universos do conhecimento. Reflexões sobre a investigação narrativa na educação. Rev. Port. de Educação [online]. 2017, vol.30, n.2, pp.187-202. ISSN 0871-9187.  https://doi.org/10.21814/rpe.11937.

O presente texto tem como objetivo oferecer ao leitor alguns apontamentos dos conceitos que envolvem a temática da investigação narrativa em educação e na pesquisa qualitativa. Quando se discute sobre esta modalidade de fazer investigação, há sempre dúvidas quanto a sua validade, geradas pela forte tradição positivista que predomina desde o nascimento do método científico. Com a intenção de complexificar a discussão sobre a natureza da pesquisa qualitativa, educativa e narrativa, este trabalho apoia-se em autores que problematizam os termos experiência, tempo, espaço, palavra e investigação narrativa, a partir da investigação e da literatura. Nas conclusões faz-se uma reflexão sobre a investigação narrativa como um giro metodológico qualitativo que possibilita uma rica geração de dados para o entendimento e a interpretação de níveis mais profundos da complexa subjetividade humana e da prática educativa.

Palabras clave : Experiência; Tempo-Espaço; Palavra; Investigação narrativa; Experiencia; Tiempo-Espacio; Palabra; Investigación narrativa.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons