SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número2Universos del conocimiento. Reflexiones sobre la investigación narrativa en educaciónAs tecnologias digitais na aprendizagem das crianças e no envolvimento parental no Jardim de Infância: Estudo exploratório das necessidades das educadoras de infância índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista Portuguesa de Educação

versión impresa ISSN 0871-9187

Resumen

PALMA, Míriam Stock. Representações das crianças sobre o brincar na escola. Rev. Port. de Educação [online]. 2017, vol.30, n.2, pp.203-221. ISSN 0871-9187.  https://doi.org/10.21814/rpe.8243.

O objetivo desta investigação foi compreender as representações das crianças sobre o brincar em diferentes espaços escolares, nomeadamente no recreio, na sala de aula e na aula de Educação Física. A partir da análise das entrevistas realizadas a 106 crianças, entre os 5 e os 12 anos de idade, numa escola da rede pública de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil, verificou-se que as brincadeiras prediletas são as que implicam movimento e ocorrem, em grupo, no espaço de recreio da escola. As crianças que frequentam o Jardim de Infância afirmam que brincam em sala de aula, enquanto as que frequentam o Ensino Fundamental declaram não brincar ou brincar pouco nesse espaço. Nas aulas de Educação Física elas realizam brincadeiras diversificadas, muitas das quais coincidem com as suas preferidas.

Palabras clave : Infância; Brincadeiras; Educação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons