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Revista Portuguesa de Educação
versão impressa ISSN 0871-9187
Resumo
PATACHO, Pedro e SANTOME, Jurjo Torres. "... cada macaco no seu galho". A participação democrática na escola pública. Rev. Port. de Educação [online]. 2017, vol.30, n.2, pp.275-304. ISSN 0871-9187. https://doi.org/10.21814/rpe.11834.
A participação das famílias e da comunidade foi um dos dois argumentos em que se apoiou o regime de autonomia, administração e gestão das escolas aprovado em Portugal em 2008. Contudo, não existe evidência de que esta participação esteja a contribuir para introduzir melhorias significativas nas escolas. O presente artigo emerge de um estudo de casos mais amplo que analisou a participação das famílias em dois agrupamentos de escolas dos subúrbios de Lisboa, ambos com boa reputação na comunidade, mas bastante diferentes relativamente às variáveis de contexto. Foram aplicados 438 questionários a pais e mães, 122 questionários a docentes da Educação Básica, e foram realizadas 20 entrevistas semiestruturadas com diversos participantes. Os resultados evidenciam sobretudo uma visão conservadora da educação escolar e uma contradição entre a retórica e a prática da participação democrática, parecendo esta constituir o mero cumprimento de um formalismo legal.
Palavras-chave : Participação das famílias e da comunidade; Escola democrática; Justiça social; Autonomia escolar.