SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 issueESPECIALThe modernization of universities: Memoirs against timeEducación inclusiva: Por qué y para qué? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Portuguesa de Educação

Print version ISSN 0871-9187

Abstract

DARDER, Antonia  and  CRONIN, Sharon. Uma pedagogia bicultural crítica da dança: Encarnando a literacia cultural. Rev. Port. de Educação [online]. 2018, vol.31, n.Especial, pp.26-41. ISSN 0871-9187.  https://doi.org/10.21814/rpe.14805.

O artigo analisa o modo como o uso de uma pedagogia bicultural crítica da dança com as comunidades oprimidas dos Estados Unidos pode apoiar o desenvolvimento da literacia cultural das crianças, das suas famílias e das comunidades. No centro desta análise específica está a prática afro-porto-riquenha da Bomba pelo Grupo Bayano numa comunidade em Seattle, onde a dança serve como meio pedagógico para aprender a ler o mundo. Como tal, uma pedagogia bicultural crítica da dança funciona para apoiar o processo de bi-aculturação das crianças pequenas, através do uso do corpo de modos culturalmente diferenciados e transformadores.

Keywords : Pedagogia crítica; Literacia crítica; O corpo; Biculturalismo; Pedagogia da dança.

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · English ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License