SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 númeroESPECIALA modernização das universidades: Memórias contra o tempoEducação inclusiva: Por quê e para quê? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista Portuguesa de Educação

versión impresa ISSN 0871-9187

Resumen

DARDER, Antonia  y  CRONIN, Sharon. Uma pedagogia bicultural crítica da dança: Encarnando a literacia cultural. Rev. Port. de Educação [online]. 2018, vol.31, n.Especial, pp.26-41. ISSN 0871-9187.  https://doi.org/10.21814/rpe.14805.

O artigo analisa o modo como o uso de uma pedagogia bicultural crítica da dança com as comunidades oprimidas dos Estados Unidos pode apoiar o desenvolvimento da literacia cultural das crianças, das suas famílias e das comunidades. No centro desta análise específica está a prática afro-porto-riquenha da Bomba pelo Grupo Bayano numa comunidade em Seattle, onde a dança serve como meio pedagógico para aprender a ler o mundo. Como tal, uma pedagogia bicultural crítica da dança funciona para apoiar o processo de bi-aculturação das crianças pequenas, através do uso do corpo de modos culturalmente diferenciados e transformadores.

Palabras clave : Pedagogia crítica; Literacia crítica; O corpo; Biculturalismo; Pedagogia da dança.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons