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Revista Portuguesa de Educação

versão impressa ISSN 0871-9187

Resumo

CUNHA, António Camilo Teles Nascimento et al. Elementos da fenomenologia como uma das possibilidades de compreender o jogo como um movimento humano significativo. Rev. Port. de Educação [online]. 2018, vol.31, n.2, pp.54-67. ISSN 0871-9187.  https://doi.org/10.21814/rpe.11714.

O presente ensaio tem como objetivo refletir sobre o Jogo como uma das dimensões do lúdico - a par do brincar e do competir. A reflexão vai fazer o elogio ao Jogo como um fim em si mesmo, contrariando a ideia do Jogo como um meio, um instrumento ao serviço de modelos teóricos e didáticos. O Jogo é capaz de emprestar a quem joga um movimento humano significativo, fundado a partir da concepção dialógica do movimento. Neste sentido serão apresentados alguns apontamentos que tornam o Jogo como parte essencial da Educação Física (e da educação em geral) e do movimento humano significativo; dentre eles, podemos citar a subjetividade, a criatividade, o sonho, a vontade, a possibilidade, a liberdade, … como constituintes do ser humano. 

Palavras-chave : Jogo; Movimento humano significativo; Subjetividade; Lúdico.

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