SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número2Elementos de la fenomenologia como una de las posibilidades de entender el juego como un movimiento humano significativoAnálisis de las concepciones de profesionales de la educación sobre el desarrollo infantil: un estudio en creches de una ciudad de la paraíba - brasil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista Portuguesa de Educação

versión impresa ISSN 0871-9187

Resumen

FERREIRA, Manuela  y  TOMAS, Catarina. "O pré-escolar faz a diferença?" : Políticas educativas na educação de infância e práticas pedagógicas. Rev. Port. de Educação [online]. 2018, vol.31, n.2, pp.68-84. ISSN 0871-9187.  https://doi.org/10.21814/rpe.14142.

A identificação de práticas sociopedagógicas tendencialmente reprodutoras da forma escolar, e de currículos de coleção e modos de transmissão pedagógica formais que enfatizam a literacia, a numeracia e a ciência apontam para a reconfiguração da Educação de Infância como contexto de crescente escolarização e alunização precoce das crianças e como estratégia de prevenção socioeducativa do insucesso escolar. Na interlocução entre Sociologia da Infância, Sociologia da Educação e Ciências da Educação, analisa-se o rumo das recentes mudanças políticas da Educação de Infância no quadro internacional e nacional, recuando aos anos 90, e alguns dos seus efeitos ao nível das práticas pedagógicas. A reconstituição deste trajeto assenta na análise crítica de documentos oficiais, nomeadamente as novas Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar (2016), e de observações realizadas em Jardins de Infância, públicos e privados, entre 2015 e 2017, em Portugal.

Palabras clave : Educação de infância; Políticas educativas; Práticas pedagógicas; Orientações curriculares para a educação pré-escolar.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons