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Revista Portuguesa de Educação
versión impresa ISSN 0871-9187
Resumen
MELO, Maria Julia Carvalho de; ALMEIDA, Lucinalva Andrade Ataíde de y LEITE, Carlinda. Sentidos atribuídos ao significante prática curricular nas produções científicas da ANPEd. Rev. Port. de Educação [online]. 2018, vol.31, n.2, pp.215-231. ISSN 0871-9187. https://doi.org/10.21814/rpe.11714.
O artigo inscreve-se no debate sobre o currículo, e mais especificamente sobre as práticas curriculares, e tem como objetivo identificar sentidos atribuídos ao significante prática curricular nas produções científicas da ANPEd (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação), Brasil. Para isso, mobiliza conceitos de currículo que o compreendem como projeto formativo produzido pelas políticas e pelos agentes educativos que o configuram e praticam nos quotidianos escolares, reconhecendo-o como território de disputas. Neste sentido, foram selecionadas e analisadas, a partir da Teoria do Discurso de Ernesto Laclau e Chantal Mouffe (1987), as pesquisas circunscritas ao período de 2006-2015. Essa análise permitiu identificar uma articulação da prática curricular com outros significantes, configuradora de sentidos que reconhecem os quotidianos das escolas como espaços de criação e recriação curriculares, e que perspetivam os professores como intelectuais responsáveis pela organização do processo didático-pedagógico, isto é, como profissionais capazes de criarem conhecimentos que respondam às urgências sentidas pelo exercício da docência mas que não se enquadram necessariamente nos modelos determinados pelas políticas curriculares.
Palabras clave : Sentidos; Currículo; Prática Curricular; Teoria do Discurso.