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Revista Portuguesa de Educação

versão impressa ISSN 0871-9187

Resumo

ZEICHNER, Ken. A importância da agência e do conhecimento profissional dos professores na reforma educativa e na decisão política. Rev. Port. de Educação [online]. 2019, vol.32, n.1, pp.5-15. ISSN 0871-9187.  https://doi.org/10.21814/rpe.17669.

O artigo sustenta que a agência e o conhecimento profissional dos professores são frequentemente negligenciados nos sistemas educativos internacionais e que, instigando a sua maior capacidade de ação e melhor aproveitando e usando o seu conhecimento coletivo, os sistemas educativos podem tornar-se mais bem-sucedidos e mais igualitários. Sumariam-se vários argumentos para que as entidades responsáveis pela educação nos seus países apoiem o incremento de uma genuína capacidade de ação dos professores, no que respeita às suas experiências de ensino e de desenvolvimento profissional, bem como lhes confiram uma voz mais ativa, coletivamente, na conceptualização e implementação de políticas educativas. O objetivo do artigo é apoiar esta capacidade de ação dos professores e demonstrar os benefícios de usufruir do seu saber e experiência, em articulação com os objetivos do sistema de proporcionar a todas as crianças um ensino por professores bem preparados e uma educação de elevada qualidade e enriquecedora, que lide com os aspetos académicos, socioemocionais e cívicos da aprendizagem e que reflita as realidades multiculturais e globais que afetam todas as nações.

Palavras-chave : Agência profissional dos professores; Política docente; Conhecimento profissional docente.

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