SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número1O exílio dos professores brasileiros em portugal e a documentação da DOPS-PRO estágio curricular supervisionado como lócus central da profissionalização do ensino índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Educação

versão impressa ISSN 0871-9187

Resumo

MARQUES, Alcione Moreira; TANAKA, Luiza Hiromi  e  FOZ, Adriana Queiróz Botelho. Avaliação de programas de intervenção para a aprendizagem socioemocional do professor: Uma revisão integrativa. Rev. Port. de Educação [online]. 2019, vol.32, n.1, pp.50-60. ISSN 0871-9187.

A profissão docente gera grande demanda emocional, o que pode afetar o bem-estar do professor e gerar problemas de saúde. As competências socioemocionais envolvem um conjunto de habilidades, conhecimentos e atitudes para reconhecer e lidar melhor com as próprias emoções e com a dimensão emocional dos alunos, o que pode diminuir o estresse e aumentar a qualidade da prática do professor. A aprendizagem socioemocional pode aumentar os recursos internos e a competência para lidar melhor com as demandas profissionais. Nesta revisão integrativa da literatura buscou-se levantar nas principais bases de dados mundiais (SCOPUS, PubMed, ERIC, SciELO, Web of Science, Campbell Collaboration) os estudos realizados sobre programas de intervenção específicos para desenvolver as competências socioemocionais do professor do ensino básico, suas características e impactos ou efeitos no professor. Foram incluídos 18 artigos sobre estudos que tiveram como objetivo a aprendizagem socioemocional do próprio professor, não associados a programas voltados aos alunos. Concluiu-se que embora haja poucos estudos sobre o tema, todos apresentaram impactos ou efeitos positivos no aumento de habilidades socioemocionais, na saúde, bem-estar, ou na eficácia docente.

Palavras-chave : Professor; Aprendizagem socioemocional; Estresse; Revisão integrativa.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons