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Revista Portuguesa de Educação
versão impressa ISSN 0871-9187
Resumo
NETO, Samuel de Souza; CYRINO, Marina e BORGES, Cecilia. O estágio curricular supervisionado como lócus central da profissionalização do ensino. Rev. Port. de Educação [online]. 2019, vol.32, n.1, pp.52-72. ISSN 0871-9187.
O presente artigo focaliza a formação inicial de professores e o movimento de profissionalização do ensino, tendo como objeto central de investigação o estágio curricular. Elencam-se duas questões de estudo para discussão: 1) Como a questão do estágio curricular supervisionado tem se manifestado na formação inicial de professores?; 2) As reformas propostas no âmbito da formação inicial docente a nível internacional e brasileiro, especificamente do estágio curricular, tomam a profissionalização como pressuposto? Inicialmente são apresentados aspectos conceituais sobre o processo de profissionalização do ensino. Em seguida, fazemos uma breve trajetória sobre como a formação docente foi compreendida e concebida no âmbito da prática. Posteriormente, exploramos alguns exemplos do Brasil, França e Canadá. Nas análises realizadas, observamos que, a partir do processo de profissionalização, a universidade e as instituições de ensino superior assumem a formação inicial de professores, tendo que se estruturar e se organizar para atender suas demandas específicas, assumindo elementos da proposta do modelo profissional de formação.
Palavras-chave : Formação de professores; Estágio curricular supervisionado; Profissionalização.