Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Indicadores
- Citado por SciELO
- Acessos
Links relacionados
- Similares em SciELO
Compartilhar
Revista Portuguesa de Educação
versão impressa ISSN 0871-9187
Resumo
OLIVEIRA, Fernanda Lahtermaher e CRUZ, Giseli Barreto da. A inserção profissional de um egresso do PIBID: O caso de uma professora de matemática. Rev. Port. de Educação [online]. 2019, vol.32, n.2, pp.5-23. ISSN 0871-9187. https://doi.org/10.21814/rpe.18006.
O artigo focaliza a inserção profissional de uma professora de matemática que passou pelo PIBID e hoje atua no Ensino Fundamental II de uma escola pública municipal do Rio de Janeiro, Brasil. Foi realizado um estudo de caso etnográfico, de modo a que as experiências, a formação e as expectativas da professora fossem compreendidas por meio de entrevistas em profundidade e observação participante. Teoricamente, o artigo dialoga com Cochran-Smith, Fiorentini e Marcelo Garcia. Os resultados demonstram que: há uma tendência ao isolamento por parte da professora iniciante; existe uma força da área e uma crença epistemológica no ensino transmissivo; o PIBID aparece como uma contribuição no que se refere ao conhecimento do contexto profissional.
Palavras-chave : Inserção profissional docente; Professora de matemática; Estudo de caso etnográfico.