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Revista Portuguesa de Educação
versión impresa ISSN 0871-9187versión On-line ISSN 2183-0452
Resumen
PRIGOL, Edna Liz y APARECIDA BEHRENS, Marilda. Educação Transformadora: As interconexões das teorias de Freire e Morin. Rev. Port. de Educação [online]. 2020, vol.33, n.2, pp.5-25. Epub 31-Dic-2020. ISSN 0871-9187. https://doi.org/10.21814/rpe.18566.
O movimento da educação na busca de superação da prática pedagógica conservadora leva a questionar os processos de fragmentação do conhecimento gerados pela visão cartesiana. Para tanto, buscou-se investigar uma concepção na educação que acolha a reforma desse pensamento para atingir uma educação complexa e transformadora. Optou-se por dialogar com Paulo Freire e Edgar Morin, elegendo em algumas de suas obras os pontos convergentes e complementares, com a finalidade de tecer construtos que possam subsidiar epistemologicamente uma nova prática pedagógica complexa e transformadora. Utilizou-se a pesquisa bibliográfica de natureza quantiqualitativa, crítica e reflexiva, para revisitar algumas obras dos autores eleitos para o estudo. Para a análise dos dados, aplicaram-se os procedimentos de Bardin (2011). Os resultados indicam que as teorias têm pontos que se aproximam e acolhem fundamentos epistemológicos que possibilitam subsidiar o docente na superação da prática pedagógica conservadora, para uma proposição que leve à emancipação e protagonismo do aluno e do professor. Das convergências e complementaridades entre as duas teorias, ressalta-se a importância de pontos como a visão ética, a reforma de pensamento, a contextualização, o diálogo e a religação de saberes.
Palabras clave : Educação transformadora; Pensamento complexo; Prática pedagógica.