SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número2Educación Transformadora: Las interconexiones de las teorías de Freire y MorinEscritura, mediación y reescritura en la universidad: las notas de orientación como una estrategia pedagógica para la reflexión lingüístico-textual índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista Portuguesa de Educação

versión impresa ISSN 0871-9187versión On-line ISSN 2183-0452

Resumen

BOILLOS PEREIRA, Mari Mar  y  BEREZIARTUA ETXEBERRIA, Garbiñe. PROPOSTA DIDÁTICA PARA UMA PRIMEIRA ABORDAGEM À ESCRITA DE UM ARTIGO CIENTÍFICO EM LÍNGUA BASCA. Rev. Port. de Educação [online]. 2020, vol.33, n.2, pp.26-47.  Epub 31-Dic-2020. ISSN 0871-9187.  https://doi.org/10.21814/rpe.19418.

Produzir textos académicos escritos é uma das primeiras tarefas que os estudantes enfrentam quando entram na universidade. O início dos estudos no Ensino Superior traz consigo a necessidade de aprender as formas de interação oral e escrita dessa nova comunidade discursiva e, consequentemente, de iniciar um processo de alfabetização académica. A escrita também será a ferramenta com a qual os alunos mostrarão o conhecimento aprendido e o meio pelo qual serão avaliados. Este trabalho apresenta uma ferramenta didática que visa apoiar os alunos na apropriação, com a ajuda do profesor ou autonomamente, dos fundamentos da escrita académica em basco, independentemente do curso superior que frequentam. Trata-se de uma proposta de material didático que procura aprimorar a formação no Ensino Superior e responder às demandas educacionais por meio de uma abordagem baseada em géneros discursivos. Neste caso, o género selecionado é o artigo científico. A aplicação desta proposta ajuda a identificar as características desses textos académicos e a familiarizar-se com as demandas comunicativas desse tipo de produção. Paralelamente, promove a aprendizagem autónoma e o desenvolvimento de habilidades discursivas úteis para funcionar na comunidade universitária.

Palabras clave : Alfabetização académica; Géneros discursivos; Ferramenta didática; Ensino Superior.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )