SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número2Educação Transformadora: As interconexões das teorias de Freire e MorinEscrita, mediação e reescrita na universidade: Os bilhetes orientadores como estratégia pedagógica para a reflexão linguístico-textual índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Educação

versão impressa ISSN 0871-9187versão On-line ISSN 2183-0452

Resumo

BOILLOS PEREIRA, Mari Mar  e  BEREZIARTUA ETXEBERRIA, Garbiñe. PROPOSTA DIDÁTICA PARA UMA PRIMEIRA ABORDAGEM À ESCRITA DE UM ARTIGO CIENTÍFICO EM LÍNGUA BASCA. Rev. Port. de Educação [online]. 2020, vol.33, n.2, pp.26-47.  Epub 31-Dez-2020. ISSN 0871-9187.  https://doi.org/10.21814/rpe.19418.

Produzir textos académicos escritos é uma das primeiras tarefas que os estudantes enfrentam quando entram na universidade. O início dos estudos no Ensino Superior traz consigo a necessidade de aprender as formas de interação oral e escrita dessa nova comunidade discursiva e, consequentemente, de iniciar um processo de alfabetização académica. A escrita também será a ferramenta com a qual os alunos mostrarão o conhecimento aprendido e o meio pelo qual serão avaliados. Este trabalho apresenta uma ferramenta didática que visa apoiar os alunos na apropriação, com a ajuda do profesor ou autonomamente, dos fundamentos da escrita académica em basco, independentemente do curso superior que frequentam. Trata-se de uma proposta de material didático que procura aprimorar a formação no Ensino Superior e responder às demandas educacionais por meio de uma abordagem baseada em géneros discursivos. Neste caso, o género selecionado é o artigo científico. A aplicação desta proposta ajuda a identificar as características desses textos académicos e a familiarizar-se com as demandas comunicativas desse tipo de produção. Paralelamente, promove a aprendizagem autónoma e o desenvolvimento de habilidades discursivas úteis para funcionar na comunidade universitária.

Palavras-chave : Alfabetização académica; Géneros discursivos; Ferramenta didática; Ensino Superior.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )