Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Indicadores
- Citado por SciELO
- Acessos
Links relacionados
- Similares em SciELO
Compartilhar
Revista Portuguesa de Educação
versão impressa ISSN 0871-9187versão On-line ISSN 2183-0452
Resumo
BARBEIRO, Luís Filipe; ALVARES PEREIRA, Luísa; COIMBRA, Rosa Lídia e CALIL, Eduardo. Os títulos no processo de escrita de histórias por alunos do 2.º ano de escolaridade. Rev. Port. de Educação [online]. 2020, vol.33, n.2, pp.71-94. Epub 31-Dez-2020. ISSN 0871-9187. https://doi.org/10.21814/rpe.18339.
O título, embora referindo-se ao texto, também funciona de forma autónoma. A sua motivação advém da relação com o texto e com outros títulos conhecidos. O nosso objetivo é entender a génese dos títulos no processo de escrita de histórias por alunos do 2.º ano. Para isso, a interação entre os alunos, organizados em díades e produzindo histórias, foi registada utilizando o sistema RAMOS, um recurso audiovisual que capta simultaneamente o diálogo entre os alunos e o que eles estão a escrever. As transcrições da produção de 14 histórias por quatro díades foram analisadas e o diálogo referente ao título foi considerado como uma unidade de análise. Os resultados mostram o lugar autónomo da construção do título no processo de escrita e a projeção no título de um elemento nuclear da história. Entender o processo de escrever um título pode ajudar os alunos a estar conscientes da sua importância e possibilidades
Palavras-chave : Processo de escrita; Títulos; Histórias.