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Revista Portuguesa de Educação
versión impresa ISSN 0871-9187versión On-line ISSN 2183-0452
Resumen
FERNANDES MONTEIRO, Carla Cristina. O desenvolvimento da competência comunicativa oral: Uma revisão sistemática de programas de intervenção didática. Rev. Port. de Educação [online]. 2020, vol.33, n.2, pp.95-115. Epub 31-Dic-2020. ISSN 0871-9187. https://doi.org/10.21814/rpe.18912.
A presente revisão sistemática da literatura incide sobre o efeito de intervenções pedagógicas junto de crianças de 11 a 14 anos, com o objetivo de aperfeiçoar a competência comunicativa oral (CCO). Com base nas questões de investigação, foram pesquisados, na base de dados SCOPUS, artigos publicados entre 2009 e 2019. Cumprindo os critérios de seleção estabelecidos, foram incluídos artigos científicos completos e disponíveis gratuitamente; artigos de pesquisa original ou de revisão de literatura, que relatam intervenção no domínio da oralidade, em língua materna e não materna. Os estudos utilizaram pelo menos um instrumento padronizado. A análise dos dados foi realizada por meio da leitura crítica e da seleção dos resultados, tendo dois artigos cumprido os critérios de inclusão. Ambos apresentam resultados positivos na expressão oral dos alunos, associados à utilização de programas de intervenção que combinam a promoção de variáveis envolvidas na CCO. Os dois estudos almejaram a melhoria dos resultados ao nível da expressão oral dos alunos, mas também da leitura e da escrita, com base na prática de estratégias de metacognição e metacomunicação em sala de aula. Os estudos com enfoque no exercício e avaliação da CCO são residuais, sendo urgente que se realize investigação no domínio.
Palabras clave : Competência comunicativa oral; Programa de intervenção didática; Adolescentes.