SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 issue2The development of oral communicative competence: A systematic review of didactic intervention programsDiscursive manifestations of internal contradictions in the production of digital mathematical cartoons author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Portuguesa de Educação

Print version ISSN 0871-9187On-line version ISSN 2183-0452

Abstract

AZEVEDO, Susana; RATO, Joana  and  CASTRO CALDAS, Alexandre. Contributo da formação musical no desempenho académico e cognitivo de crianças e adolescentes: Uma revisão sistemática. Rev. Port. de Educação [online]. 2020, vol.33, n.2, pp.116-135.  Epub Dec 31, 2020. ISSN 0871-9187.  https://doi.org/10.21814/rpe.18506.

Esta revisão sistemática teve como objetivo analisar a literatura recente acerca da influência que o estudo da música pode exercer no desempenho académico em geral e na matemática; nas funções cognitivas; e na plasticidade cerebral. A revisão inclui estudos publicados entre 2007 e 2018, nas bases de dados PubMed e Complementary Index, Academic Search Complete, Education Source, Psychology and Behavioral Sciences Collection, Science Direct e PsycArticles utilizando o descritor musical training, combinado com descritores ligados ao desempenho académico em geral e na matemática – academic achievement, mathematics e academic development – e ao desenvolvimento cognitivo – brain development e cognitive development. Os estudos foram selecionados de acordo com os seguintes critérios: estudos (i) publicados em jornais científicos revistos por pares, (ii) com crianças e adolescentes até aos 18 anos, (iii) que incluíram o treino musical nas suas componentes teórica e/ou instrumental. A relação entre a formação musical e o desempenho académico em geral e a matemática mostrou-se inconsistente, não existindo consenso na literatura acerca dos benefícios da primeira sobre a segunda. Foram encontrados benefícios cognitivos e evidências para a plasticidade cerebral estrutural, induzida pelo treino musical na primeira infância, tendo em consideração as diferenças encontradas no volume de massa cinzenta.

Keywords : Formação musical; Desempenho académico; Competências matemáticas; Desenvolvimento cognitivo.

        · abstract in English | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )