SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número2O desenvolvimento da competência comunicativa oral: Uma revisão sistemática de programas de intervenção didáticaManifestações discursivas de contradições internas na produção de cartoons matemáticos digitais índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Educação

versão impressa ISSN 0871-9187versão On-line ISSN 2183-0452

Resumo

AZEVEDO, Susana; RATO, Joana  e  CASTRO CALDAS, Alexandre. Contributo da formação musical no desempenho académico e cognitivo de crianças e adolescentes: Uma revisão sistemática. Rev. Port. de Educação [online]. 2020, vol.33, n.2, pp.116-135.  Epub 31-Dez-2020. ISSN 0871-9187.  https://doi.org/10.21814/rpe.18506.

Esta revisão sistemática teve como objetivo analisar a literatura recente acerca da influência que o estudo da música pode exercer no desempenho académico em geral e na matemática; nas funções cognitivas; e na plasticidade cerebral. A revisão inclui estudos publicados entre 2007 e 2018, nas bases de dados PubMed e Complementary Index, Academic Search Complete, Education Source, Psychology and Behavioral Sciences Collection, Science Direct e PsycArticles utilizando o descritor musical training, combinado com descritores ligados ao desempenho académico em geral e na matemática – academic achievement, mathematics e academic development – e ao desenvolvimento cognitivo – brain development e cognitive development. Os estudos foram selecionados de acordo com os seguintes critérios: estudos (i) publicados em jornais científicos revistos por pares, (ii) com crianças e adolescentes até aos 18 anos, (iii) que incluíram o treino musical nas suas componentes teórica e/ou instrumental. A relação entre a formação musical e o desempenho académico em geral e a matemática mostrou-se inconsistente, não existindo consenso na literatura acerca dos benefícios da primeira sobre a segunda. Foram encontrados benefícios cognitivos e evidências para a plasticidade cerebral estrutural, induzida pelo treino musical na primeira infância, tendo em consideração as diferenças encontradas no volume de massa cinzenta.

Palavras-chave : Formação musical; Desempenho académico; Competências matemáticas; Desenvolvimento cognitivo.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )