SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número2Contributo da formação musical no desempenho académico e cognitivo de crianças e adolescentes: Uma revisão sistemáticaAdicción a Internet y Características de Personalidad: Un Estudio con Estudiantes Universitarios Portugueses índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista Portuguesa de Educação

versión impresa ISSN 0871-9187versión On-line ISSN 2183-0452

Resumen

DE OLIVEIRA DA SILVA, Poliana  y  PEREIRA SOUTO, Daise Lago. Manifestações discursivas de contradições internas na produção de cartoons matemáticos digitais. Rev. Port. de Educação [online]. 2020, vol.33, n.2, pp.136-158.  Epub 31-Dic-2020. ISSN 0871-9187.  https://doi.org/10.21814/rpe.19379.

Este artigo apresenta um recorte de uma pesquisa de Mestrado na qual discutimos manifestações discursivas de contradições internas que emergiram durante o trabalho de futuros professores com a produção de cartoons matemáticos usando tecnologias digitais. Fundamentamos a pesquisa em conceitos da Teoria da Atividade que favorecem a análise de tais manifestações. Os dados foram produzidos com licenciandos em Matemática da Universidade do Estado de Mato Grosso, na região centro-oeste do Brasil, no contexto do curso “LIC-TOON: Produção de cartoons digitais na formação inicial de Matemática”. A metodologia adotada foi o experimento de ensino, que consistiu em uma série de 10 encontros de experimentação com tecnologias digitais. Os procedimentos e os instrumentos utilizados para a produção dos dados foram questionários, entrevistas e observação participante. Durante este último procedimento, foram utilizados diário de bordo e registros em áudio e vídeo. A análise dos dados seguiu o paradigma qualitativo, com base nos tipos de manifestações discursivas de contradições propostas por Engeström e Sannino (2011). Os resultados indicaram que os principais tipos de manifestações discursivas de contradições internas foram dilema e duplo vínculo. Tais manifestações surgiram quando os alunos escolheram o conteúdo matemático para desenvolver o cartoon e também quando passaram a estudá-lo.

Palabras clave : Educação matemática; Tecnologias digitais; Formação inicial; Animações.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )