SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número2Contributo da formação musical no desempenho académico e cognitivo de crianças e adolescentes: Uma revisão sistemáticaAdição à internet e caraterísticas de personalidade: Um estudo com estudantes universitários portugueses índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Educação

versão impressa ISSN 0871-9187versão On-line ISSN 2183-0452

Resumo

DE OLIVEIRA DA SILVA, Poliana  e  PEREIRA SOUTO, Daise Lago. Manifestações discursivas de contradições internas na produção de cartoons matemáticos digitais. Rev. Port. de Educação [online]. 2020, vol.33, n.2, pp.136-158.  Epub 31-Dez-2020. ISSN 0871-9187.  https://doi.org/10.21814/rpe.19379.

Este artigo apresenta um recorte de uma pesquisa de Mestrado na qual discutimos manifestações discursivas de contradições internas que emergiram durante o trabalho de futuros professores com a produção de cartoons matemáticos usando tecnologias digitais. Fundamentamos a pesquisa em conceitos da Teoria da Atividade que favorecem a análise de tais manifestações. Os dados foram produzidos com licenciandos em Matemática da Universidade do Estado de Mato Grosso, na região centro-oeste do Brasil, no contexto do curso “LIC-TOON: Produção de cartoons digitais na formação inicial de Matemática”. A metodologia adotada foi o experimento de ensino, que consistiu em uma série de 10 encontros de experimentação com tecnologias digitais. Os procedimentos e os instrumentos utilizados para a produção dos dados foram questionários, entrevistas e observação participante. Durante este último procedimento, foram utilizados diário de bordo e registros em áudio e vídeo. A análise dos dados seguiu o paradigma qualitativo, com base nos tipos de manifestações discursivas de contradições propostas por Engeström e Sannino (2011). Os resultados indicaram que os principais tipos de manifestações discursivas de contradições internas foram dilema e duplo vínculo. Tais manifestações surgiram quando os alunos escolheram o conteúdo matemático para desenvolver o cartoon e também quando passaram a estudá-lo.

Palavras-chave : Educação matemática; Tecnologias digitais; Formação inicial; Animações.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )