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Revista Portuguesa de Educação

versão impressa ISSN 0871-9187versão On-line ISSN 2183-0452

Resumo

MONTEIRO, Ana Paula; SOUSA, Manuel  e  CORREIA, Elisete. Adição à internet e caraterísticas de personalidade: Um estudo com estudantes universitários portugueses. Rev. Port. de Educação [online]. 2020, vol.33, n.2, pp.159-176.  Epub 31-Dez-2020. ISSN 0871-9187.  https://doi.org/10.21814/rpe.17699.

O uso problemático da internet principalmente pelos jovens constitui uma preocupação atual, no sentido de averiguar a prevalência do uso aditivo, assim como a possível associação com as diferenças individuais. Este estudo pretende conhecer a relação entre a adição à internet e as caraterísticas de personalidade, contempladas no modelo de cinco fatores. Pretendeu-se também analisar a relação entre as variáveis sociodemográficas, designadamente sexo e idade, e a adição à internet. Participaram na investigação 1050 estudantes universitários de diferentes cursos, entre os 17 e os 35 anos, sendo 633 do sexo feminino e 417 do sexo masculino, aos quais foi aplicado um questionário composto por questões sociodemográficas, o Internet Addiction Test (IAT), de Young (1998), validado para a população portuguesa por Pontes et al. (2014), e a versão portuguesa do NEO-Five-Factor Inventory (NEO-FFI) (Magalhães et al., 2014). As principais conclusões apontam que os indivíduos mais neuróticos, mais extrovertidos, menos amáveis e menos conscienciosos revelam um grau de adição à internet mais elevado. Observou-se ainda que os indivíduos mais jovens e do sexo masculino são tendencialmente mais adictos à internet. São discutidas as implicações práticas da investigação, limitações e propostas para estudos futuros.

Palavras-chave : Adição; Internet; Personalidade; Estudantes universitários.

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