SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número2Adição à internet e caraterísticas de personalidade: Um estudo com estudantes universitários portuguesesElementos da didática para a juventude: Entre a dimensão relacional e a construção de sentidos índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Educação

versão impressa ISSN 0871-9187versão On-line ISSN 2183-0452

Resumo

OLIVEIRA, Teresa  e  MORGADO, Lina. Impacto da dinâmica emocional na aprendizagem em cursos a distância no ensino superior: O papel da presença emocional e das microlideranças. Rev. Port. de Educação [online]. 2020, vol.33, n.2, pp.177-199.  Epub 31-Dez-2020. ISSN 0871-9187.  https://doi.org/10.21814/rpe.14331.

Este artigo analisa a problemática das emoções online em contextos de aprendizagem online, apresentando um novo modelo para a lábil identificação emocional. Trata-se de um estudo sobre a vinculação entre docente, estudante e pares, baseado no design pedagógico de experiências de aprendizagem decorrentes de necessidades emergentes no contexto online, de reforço da presença por interação afetiva e motivacional. Assim, pretende-se melhorar o bem-estar e a qualidade na aprendizagem, envolvendo os estudantes em diferentes ambientes, no ensino superior. O estudo recorre à metodologia de Design-Based Research (DBR) num estudo multicasos com vários cenários: 1) LMS -Tutor Humano + Curso de Licenciatura; 2) LMS-Tutor Humano e Tutor Virtual + Curso de Licenciatura. A caracterização do bem-estar emocional e envolvimento cognitivo advém da análise daqueles cenários, produzindo princípios de design pedagógico e soluções baseadas em estratégias de proximidade: Fóruns de Discussão temáticos e Espaço Lounge, Feedbacks e Acompanhamento Online. Os dados foram recolhidos através de vários instrumentos: a) Escala de Emoções; b) Questionário e Entrevista semiestruturada; c) Análise das Interações do discurso online. Os resultados obtidos no Cenário 1 apontam para a importância do reforço da presença emocional do professor e das microlideranças estudantis, beneficiando a aprendizagem e bem-estar do grupo e criando o desejo da replicação desta experiência.

Palavras-chave : Emoções online; Ambientes virtuais de aprendizagem; Envolvimento emocional; social e cognitivo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )