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Revista Portuguesa de Educação

versão impressa ISSN 0871-9187versão On-line ISSN 2183-0452

Resumo

ALVES, Camila Aloisio. O uso de narrativas biográficas em investigação: Quais valores, posturas e métodos adotar?. Rev. Port. de Educação [online]. 2020, vol.33, n.2, pp.279-294.  Epub 31-Dez-2020. ISSN 0871-9187.  https://doi.org/10.21814/rpe.19741.

Este artigo tem como objetivo refletir sobre as três dimensões – ética e deontológica, heterobiográfica e de engajamento social – inscritas na abordagem da pesquisa biográfica em educação. Para tanto, tomará como base um estudo desenvolvido junto a profissionais de saúde de um serviço de reanimação pediátrica e cuidados intensivos pediátricos de um hospital de referência aos cuidados de crianças, situados na cidade de Paris/França. Tal estudo teve como objetivo compreender a construção da trajetória biográfica dos profissionais de saúde que trabalham em reanimação e cuidados intensivos, assim como os aprendizados adquiridos no curso das experiências vividas pelos mesmos. No escopo do presente artigo colocou-se em relevo a postura adotada pelo pesquisador, as escolhas metodológicas, a maneira de conduzir o trabalho de campo e o processo de interpretação e análise a fim de tecer os laços entre investigação, saúde e educação com vistas a enfatizar a relevância social da abordagem biográfica em educação e seu carácter interdisciplinar. Como resultados, a investigação contribuiu para erigir uma compreensão sobre como os sujeitos participantes se constroem-e aprendem a partir das experiências de vida, usando-as como motores de suas formas de agir no quotidiano de trabalho. Essa compreensão social e eticamente construída não teria sido possível sem a adopção de valores e posturas que valorizem a construção partilhada do conhecimento.

Palavras-chave : Investigação narrativa; Metodologia; Saúde e Educação.

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