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Revista Portuguesa de Educação
versão impressa ISSN 0871-9187versão On-line ISSN 2183-0452
Resumo
MELIN, Valérie. Os que abandonam a escola dizem de si mesmos: Como a entrevista de investigação pode contribuir para a desconstrução de identidades negativas?. Rev. Port. de Educação [online]. 2020, vol.33, n.2, pp.310-328. Epub 31-Dez-2020. ISSN 0871-9187. https://doi.org/10.21814/rpe.19753.
Este artigo analisa a entrevista de investigação como um mecanismo de intervenção para promover e apoiar o processo de emancipação dos atores sociais confrontados com uma identidade negativa no contexto de uma investigação das trajetórias biográficas dos jovens que abandonaram a escola. Ao desenvolver uma metodologia de entrevista baseada nos princípios teóricos da pesquisa biográfica em educação, foram identificadas várias condições favoráveis a este processo de emancipação. A consideração destas condições permite, em particular, evitar a armadilha de reduzir o entrevistado um objeto de conhecimento e considerá-lo como sujeito das suas possíveis transformações no contexto das suas interações com o investigador. A entrevista de pesquisa não é isenta de impacto sobre o pesquisador, que experimenta, em contacto com os entrevistados, um espaço de subjetivação recíproca, iniciando uma mudança de posição e uma modificação da sua narrativa pessoal.
Palavras-chave : Abandono escolar; Identidade negativa; Entrevista de investigação; Investigação biográfica em educação.