SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 issue1Phases of implementation of blended learning in Spanish universities. Study based on segmentation analysis author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Portuguesa de Educação

Print version ISSN 0871-9187On-line version ISSN 2183-0452

Abstract

FLORES, Maria Assunção; MACHADO, Eusébio André; ALVES, Palmira  and  VIEIRA, Diana Aguiar. Ensinar em tempos de COVID-19: um estudo com professores dos ensinos básico e secundário em Portugal. Rev. Port. de Educação [online]. 2021, vol.34, n.1, pp.5-27.  Epub Apr 20, 2022. ISSN 0871-9187.  https://doi.org/10.21814/rpe.21108.

O presente estudo visou compreender o modo como os professores portugueses se adaptaram aos contextos de ensino a distância face à pandemia da COVID-19. Do ponto de vista metodológico, realizou-se um estudo quantitativo, de natureza extensiva, com o recurso a um inquérito por questionário online, ao qual responderam 2369 professores de todos os níveis de ensino. Os resultados obtidos mostram que os participantes tiveram que lidar com um conjunto complexo de dificuldades relacionado com o trânsito abrupto para um “ensino remoto de emergência”, o que implicou a criação de condições de acesso aos alunos, à reorganização da escola e do trabalho docente, à adaptação do processo de ensino e aprendizagem e ao domínio de diversas plataformas e ferramentas para interagir com os alunos. Embora prevaleça uma perceção positiva da capacidade das escolas e dos professores, sobretudo na valorização de recursos endógenos e da colegialidade, ressaltam os efeitos de sobrecarga de trabalho, stress, ansiedade e esgotamento, bem como a incapacidade de garantir uma resposta universal e inclusiva.

Keywords : Ensino; avaliação; COVID-19; professores do ensino básico e secundário.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )