SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número1Fases de implementação do Blended Learning em universidades espanholas. Estudo baseado em análise de segmentação índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Educação

versão impressa ISSN 0871-9187versão On-line ISSN 2183-0452

Resumo

FLORES, Maria Assunção; MACHADO, Eusébio André; ALVES, Palmira  e  VIEIRA, Diana Aguiar. Ensinar em tempos de COVID-19: um estudo com professores dos ensinos básico e secundário em Portugal. Rev. Port. de Educação [online]. 2021, vol.34, n.1, pp.5-27.  Epub 20-Abr-2022. ISSN 0871-9187.  https://doi.org/10.21814/rpe.21108.

O presente estudo visou compreender o modo como os professores portugueses se adaptaram aos contextos de ensino a distância face à pandemia da COVID-19. Do ponto de vista metodológico, realizou-se um estudo quantitativo, de natureza extensiva, com o recurso a um inquérito por questionário online, ao qual responderam 2369 professores de todos os níveis de ensino. Os resultados obtidos mostram que os participantes tiveram que lidar com um conjunto complexo de dificuldades relacionado com o trânsito abrupto para um “ensino remoto de emergência”, o que implicou a criação de condições de acesso aos alunos, à reorganização da escola e do trabalho docente, à adaptação do processo de ensino e aprendizagem e ao domínio de diversas plataformas e ferramentas para interagir com os alunos. Embora prevaleça uma perceção positiva da capacidade das escolas e dos professores, sobretudo na valorização de recursos endógenos e da colegialidade, ressaltam os efeitos de sobrecarga de trabalho, stress, ansiedade e esgotamento, bem como a incapacidade de garantir uma resposta universal e inclusiva.

Palavras-chave : Ensino; avaliação; COVID-19; professores do ensino básico e secundário.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )