SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número1Ensinar em tempos de COVID-19: um estudo com professores dos ensinos básico e secundário em PortugalFatores que influenciam os professores do ensino básico na Região de Murcia (Espanha) quando enviam trabalhos de casa índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Educação

versão impressa ISSN 0871-9187versão On-line ISSN 2183-0452

Resumo

GARCIA, Antonio Víctor Martín; PEREZ, Bárbara Mariana Gutiérrez  e  MARTIN-LUCAS, Judith. Fases de implementação do Blended Learning em universidades espanholas. Estudo baseado em análise de segmentação. Rev. Port. de Educação [online]. 2021, vol.34, n.1, pp.28-49.  Epub 20-Abr-2022. ISSN 0871-9187.  https://doi.org/10.21814/rpe.17754.

O principal objetivo deste estudo é conhecer e descrever as fases de adoção da modalidade de formação denominada Blended Learning (B-learning). Um questionário foi aplicado a 980 professores de universidades públicas em todo o estado espanhol. A análise dos dados foi realizada utilizando técnicas de clustering para o agrupamento dos sujeitos (análise de segmentação utilizando o algoritmo CHAID). Os resultados fornecem chaves para entender por que os professores universitários adotam ou não esta modalidade de ensino, identificando perfis ou traços que caracterizam cada um dos subgrupos agrupados em cada uma das etapas de adoção(tomadas como variáveis critério), em função de uma série de características pessoais e profissionais(Sexo, idade; Categoria profissional, Área de conhecimento, experiência docente, Atitude em relação à B-learning, Nível de Auto-eficácia), e variáveis contextuais relacionadas com a formação recebida sobre Blended Learning na universidade. Todas elas variáveis preditoras. Indiretamente, este conhecimento sobre as fases de adoção pode fornecer informação sobre o estado de difusão institucional da metodologia B-learning em toda a universidade espanhola.

Palavras-chave : Blended Learning; educação superior; fases de adoção; inovação docente.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )