SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 issue1Phases of implementation of blended learning in Spanish universities. Study based on segmentation analysisWhich factors contribute to the success of school management? The principals’ perspective author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Portuguesa de Educação

Print version ISSN 0871-9187On-line version ISSN 2183-0452

Abstract

CASCALES-MARTINEZ, Antonia; PAMIES-BERENGUER, Marcial  and  CARRILLO-GARCIA, María Encarnación. Fatores que influenciam os professores do ensino básico na Região de Murcia (Espanha) quando enviam trabalhos de casa. Rev. Port. de Educação [online]. 2021, vol.34, n.1, pp.50-72.  Epub Apr 20, 2022. ISSN 0871-9187.  https://doi.org/10.21814/rpe.19267.

O objetivo deste artigo é definir os fatores que influenciam os professores do ensino básico ao propor trabalhos de casa aos alunos. O estudo foi realizado com uma amostra de 93 professores em serviço na Região de Murcia (Espanha), que responderam a um questionário validado, por meio de um experimento com o método Angoff (Ricker, 2006), composto por 35 perguntas. A análise de dados definiu os fatores, que foram:Participação da Família,Sentimentos Pessoais,DecisõesePremissas da Equipa. Levando em consideração as variáveis definidas, como:frequência de trabalhos de casa,atividades por semanaetarefas necessárias, ajuda-nos a concluir que existem fatores decisivos para os professores proporem trabalhos de casa aos alunos e esses fatores são condicionados pelo número de dias por semana que os professores os propõem, o número estimado de atividades por semana atribuídas aos alunos e o tempo necessário para concluírem o trabalho de casa.

Keywords : Trabalho de casa; estudantes; ensino básico; professores.

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · English ( pdf )