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Revista Portuguesa de Educação
versión impresa ISSN 0871-9187versión On-line ISSN 2183-0452
Resumen
CASCALES-MARTINEZ, Antonia; PAMIES-BERENGUER, Marcial y CARRILLO-GARCIA, María Encarnación. Fatores que influenciam os professores do ensino básico na Região de Murcia (Espanha) quando enviam trabalhos de casa. Rev. Port. de Educação [online]. 2021, vol.34, n.1, pp.50-72. Epub 20-Abr-2022. ISSN 0871-9187. https://doi.org/10.21814/rpe.19267.
O objetivo deste artigo é definir os fatores que influenciam os professores do ensino básico ao propor trabalhos de casa aos alunos. O estudo foi realizado com uma amostra de 93 professores em serviço na Região de Murcia (Espanha), que responderam a um questionário validado, por meio de um experimento com o método Angoff (Ricker, 2006), composto por 35 perguntas. A análise de dados definiu os fatores, que foram:Participação da Família,Sentimentos Pessoais,DecisõesePremissas da Equipa. Levando em consideração as variáveis definidas, como:frequência de trabalhos de casa,atividades por semanaetarefas necessárias, ajuda-nos a concluir que existem fatores decisivos para os professores proporem trabalhos de casa aos alunos e esses fatores são condicionados pelo número de dias por semana que os professores os propõem, o número estimado de atividades por semana atribuídas aos alunos e o tempo necessário para concluírem o trabalho de casa.
Palabras clave : Trabalho de casa; estudantes; ensino básico; professores.