SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 issue1Factors that influence primary school teachers when sending homework to students in the Region of Murcia (Spain)The siege to the schools' autonomy: the electronic platforms in the administration of education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Portuguesa de Educação

Print version ISSN 0871-9187On-line version ISSN 2183-0452

Abstract

DELGADO, João Paulo; CARVALHO, João M. S.; ROMAO, Paula  and  MARTINS, Pedro. Que fatores contribuem para o sucesso da gestão escolar? A perspetiva dos diretores. Rev. Port. de Educação [online]. 2021, vol.34, n.1, pp.73-94.  Epub Apr 20, 2022. ISSN 0871-9187.  https://doi.org/10.21814/rpe.18920.

Este estudo pretende fazer um balanço, na perspetiva dos diretores, da sua atuação à luz do presente modelo de administração escolar, na tentativa de apontar fatores de sucesso na gestão, bem como potenciais mudanças ao atual modelo, por eles propostas. Os dados foram recolhidos, em 2018, através de entrevistas exploratórias numa amostra estratificada, composta por 30 diretores em funções, no distrito do Porto, com uma experiência de gestão de, pelo menos, 4 anos. Os principais parâmetros que os diretores mais associam a uma melhor gestão são a formação especializada, as assessorias, a relação com a comunidade e o trabalho colegial. No que diz respeito às mudanças, as sugestões principais são o reforço da autonomia, a alteração da composição e das competências do Conselho Geral, a estabilidade legislativa e o apoio jurídico e contabilístico.

Keywords : Gestão escolar; diretor; fatores de sucesso; mudanças.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )